seguro de vida habitação
13 Out 2017

Transferir o Crédito Habitação – O que saber?

A Transferência do Crédito Habitação é um processo no qual o Contrato de Crédito é assumido por uma entidade bancária distinta, com condições mais vantajosas para o Cliente. A transferência de crédito é muito procurada para reduzir os custos como o crédito habitação. Neste artigo mostramos-lhe como funciona todo o processo de transferência e os cuidados a ter.

Como funciona a transferência do crédito habitação?

As entidades que apoiam este processo irão recolher todos os dados necessários à análise das suas condições, como se estivesse a solicitar o Crédito Habitação para uma casa nova. Depois deste processo irão apresentar algumas soluções, com base nos Bancos com quem têm protocolos. A documentação habitualmente solicitada é:

  • Documentos de Identificação Pessoais
  • Comprovativo de Morada
  • Declaração de IRS com Nota de Liquidação
  • Recibos de Vencimento + Declaração de Vínculo Laboral
  • Informação de Fiadores (caso exista)
  • Dados do Imóvel (Planta, Caderneta Predial, e demais documentos que disponha)

Avalie bem as despesas do processo

Os processos de Transferência de Crédito Habitação podem obrigar a despesas de Avaliação do Imóvel, bem como a outras despesas processuais e comissões. Certifique-se que tem o levantamento de todas as despesas e comissões que terá de suportar antes de tomar uma decisão.

Avalie, também, os custos com o Seguro de Vida Habitação e o seguro Multirriscos, bem como os produtos que terá de subscrever para conseguir as melhores condições.

Avalie bem as alterações de prazos

Certifique-se que compara todas as propostas para o mesmo prazo. Ao alargar o prazo de um crédito, poderá obter uma prestação mais reduzida, contudo o custo total com o financiamento (MTIC – Montante Total Imputado ao Cliente), será superior.

Tente renegociar com o seu banco atual

Por existir a possibilidade de Transferência, os bancos estão cada vez mais focados em manter os seus Clientes. Fale com o seu Gestor de Conta e tente renegociar o seu Contrato de Crédito Habitação. Poderá conseguir melhorar as suas condições, sem necessidade de transferência do Crédito.

Transferir os Seguros associados ao Crédito Habitação

Como o seu objetivo máximo será reduzir as despesas com o seu Crédito, avalie a possibilidade de transferir o seu Seguro de Vida Crédito Habitação para a APRIL Seguros e descubra quanto poderá poupar mensalmente. Poderá solicitar um contacto personalizado para perceber qual seria o custo do seu seguro de vida habitação e esclarecer todas as dúvidas. Tenha em mente que a April Seguros tem sido considerada diversas vezes como a Escolha Certa para este tipo de produtos.