28 Mai 2018

7 Dicas para contratar um Seguro de Vida

A principal decisão a tomar num processo de consulta de seguros de vida, é saber se precisa realmente de uma cobertura de Seguro de Vida. Estando a decisão tomada, ajudamo-lo, agora, a compreender melhor o funcionamento dos Seguros de Vida.

Quanto mais novo/a for, menor será o prémio (preço) do Seguro de Vida.

Os prémios de Seguro de Vida podem ter muitas variáveis, desde o capital às coberturas e suas características. Mas a principal regra de aumento de prémio de um Seguro de Vida é a idade das Pessoas Seguras.

Decida por si qual o capital necessário

Qual o capital que vê como necessário para salvaguardar os seus dependentes em caso de morte? Pense nas suas despesas e nas despesas dos seus dependentes. Pense no número de anos que o capital irá suportar. Caso tenha casa própria, contrate um Seguro de Vida Crédito Habitação à parte.

Esteja atento a coberturas complementares

A maioria dos Seguros de Vida não protege, apenas, em caso de Morte, tendo, normalmente, coberturas complementares de Invalidez que, em caso de Sinistro, são igualmente úteis à cobertura de Morte, dado que permitem acesso ao Capital contratado, caso fique com determinado nível de Invalidez, no seguimento de um Acidente ou Doença. Leia bem as condições Pré-Contratuais sobre estas coberturas e informe-se da definição das siglas de invalidez colocadas.

O Seguro de Vida de Crédito Habitação poderá ser contratado numa Seguradora diferente da do Banco

Lembre-se que não tem qualquer obrigação em assumir o Seguro de Vida do seu Banco, associado ao Crédito Habitação. Uma forma de poupar bastante nas despesas do Crédito Habitação é contratar o Seguro de Vida numa entidade externa ao Banco, com prémios mais reduzidos e mesmo com coberturas mais abrangentes.

Desconfie de Seguros excessivamente baratos

A competitividade no mercado dos Seguros é tão intensiva que, muitas vezes, para reduzir os prémios, as Seguradoras incluem cláusulas de Exclusão e Períodos de Carência ou Franquia, que reduzem o seu risco, mas que ao mesmo tempo podem colocar o Cliente numa situação em que pensa estar protegido, quando não está. Por isso leia atentamente as Condições Gerais do Seguro e compare com outros mais caros, para que o “barato” não lhe saia “caro”.

Seguros de Vida pela sua empresa – São um Bónus

Se a empresa onde trabalha lhe oferece um Seguro de Vida como regalia, encare este Seguro como um Bónus, pois os capitais e condições podem não satisfazer todas as suas necessidades. É importante que tenha o Seguro que realmente precisa e esteja descansado quanto às suas coberturas.

Informe-se sobre os processos de Sinistro

É importante que saiba, tal como os seus dependentes o que fazer em caso de Sinistro, bem como perceber tudo o que é necessário apresentar. As Seguradoras, regra geral, têm requisitos similares, sendo que algumas podem pedir informação adicional.

Se tem Crédito Habitação e gostaria de poupar até 60% no seu Seguro de Vida, peça uma simulação e teremos todo o gusto em apresentar-lhe uma proposta de poupança à sua medida.