PESQUISAR
custos crédito habitação

Custos Associados ao Crédito Habitação

Vai recorrer ao crédito para comprar casa e quer saber todos os custos associados ao crédito habitação? Neste artigo vamos abordar os principais custos e encargos que terá de suportar para comprar uma casa com recurso ao crédito habitação. Alguns custos são conhecidos, mas outros talvez desconheça. Faça as suas contas para tomar uma melhor decisão.

Avaliação do Imóvel

Depois de analisada toda a informação dos clientes (rendimentos, despesas, contratos de trabalho) é altura de analisar a operação de crédito propriamente dita. Assim, é confrontado o valor de empréstimo solicitado com o valor da habitação. Nesta fase o banco irá recorrer a peritos externos para proceder à avaliação do imóvel e este custo é suportado pelo cliente, mesmo que depois não venha a ter o seu crédito habitação aprovado.

Custos de Escritura, Comissões e Despesas de Dossier

Existe um conjunto de despesas e comissões que são cobradas em todos os pedidos de crédito. Embora variando de instituição para instituição, existem custos que são normalmente cobrados. Falamos de custos com o estudo da operação, custos de escritura e solicitadoria, entre outros. Poderá até recorrer a um simulador custos escritura.

selo horizontal animado 001

*Desconto válido para adesões até 30 de junho de 2024.

      Simule em poucos minutos
o seu seguro de vida crédito habitação.

Dados do Cliente

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

      Dados da simulação
(i)
Este valor deverá ser superior a € 15.000
      Coberturas (escolha 1 opção)
3W+mhFAAAAAElFTkSuQmCC
      A sua simulação seguro de vida crédito

Valor mensal do Prémio


Valor anual do Prémio

Um Simulador de Seguro de Vida Crédito tem variáveis como a idade, profissão, patologias, capital a segurar, bem como as coberturas escolhidas. Para obter um valor exato para o seu caso, deverá contactar-nos e receber uma simulação com o melhor preço para o seu seguro de vida crédito.

A sua simulação de poupança
Seguro Vida Crédito APRIL 3W+mhFAAAAAElFTkSuQmCC

Impostos na compra – Custo IMT e Imposto de Selo

O IMT, ou Imposto Municipal sobre Transações, é uma despesa suportada pelo consumidor no ato da escritura da casa, pois incide sobre o valor da venda no documento (escritura pública da casa). Já o Imposto de Selo trata-se de um Imposto sobre o Valor do Negócio e sobre o Valor do Crédito, também a pagar no ato da escritura. Uma vez que o custo do IMT varia com o Valor do Imóvel, o seu propósito e localização, cada caso terá de ser calculado ao pormenor, existindo algumas ferramentas (simuladores) online para cálculo.

Impostos recorrentes – Valor do IMI

O IMI é o imposto municipal sobre imóveis o seu valor é variável de acordo com o imóvel. Este imposto é pago todos os anos e varia de acordo com o município podendo ser requerida a sua isenção que a ser aprovada irá ter uma duração limite.

Seguros Obrigatórios no Crédito Habitação

Para a aprovação e contratação do crédito habitação existe um conjunto de seguros obrigatórios, sendo de destacar o seguro de vida do crédito habitação e o seguro multirriscos habitação:

  1. Seguro de Vida Crédito Habitação – Um seguro que acompanha o valor em dívida e que se destina a garantia da liquidação da hipoteca em caso de morte ou invalidez dos titulares do crédito;
  2. Seguro Multirriscos Habitação – Um seguro que protege a casa. Salvaguarda a proteção do credor em caso de perda ou riscos de acidente. Antigamente existia, apenas, o Seguro de Incêndio, que tinha como principal cobertura o incêndio do imóvel. De há uns anos a esta parte, surgiu o Seguro Multiriscos, com uma cobertura mais abrangente que pode ir até ao recheio do imóvel.

Produtos de Bonificação de Spread

É frequente, senão regra, os Bancos credores pedirem a subscrição de outros produtos financeiros para que possam reduzir o Spread associado ao Crédito Habitação. Por mais que alguns produtos não representem um custo adicional ao Cliente (Conta Ordenado, Débitos Diretos, etc.), outros produtos exigem uma maior ginástica financeira, tal como a subscrição de PPR´s, Depósitos Mínimos ou Despesas mínimas em Cartão de Crédito. Veja aqui como poupar no seu crédito habitação.

Se vai recorrer a crédito habitação para aquisição da sua casa, peça uma simulação do Seguro de Vida Crédito Habitação e descubra quanto pode poupar com contratação deste seguro na APRIL Seguros. Pode acontecer não ter a bonificação no spread associada a este produto mas como o valor do prémio será até 60% mais baixo (e com mais coberturas) acabará por sair sempre beneficiado.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

PESQUISAR

NA APRIL HÁ SEGUROS PARA TODA A FAMÍLIA.

DICAS RECENTES

categorias

Quero ser contactado

Talvez você goste destes artigos...

Quero ser Contactado.

Quero ser Contactado.

Quero ser Contactado.

Quero ser Contactado.

Quero ser Contactado.