ITP e IAD
28 Mai 2018

O que é o Seguro de Vida para Crédito Habitação?

Talvez conheça o Seguro de Vida Habitação apenas porque o banco obrigou à contratação no momento da assinatura do contrato de crédito. No entanto, este seguro tem diversas potencialidades que importa conhecer. Assim, neste artigo vamos responder à pergunta: o que é e em que consiste o seguro de vida habitação.

Em que consiste o Seguro de Vida Habitação?

O seguro de vida habitação é um seguro de proteção ao crédito da casa que garante a liquidação da sua dívida em caso de Morte ou de Invalidez do titular do seguro. Caso tenha um sinistro a companhia de seguros irá liquidar o seu crédito, ficando com a casa paga e libertando a hipoteca. Assim, não acresce problemas financeiros a uma infelicidade.

Tenha em mente que o seguro de vida crédito não é obrigatório por lei mas os bancos costumam fazer depender a aprovação do crédito da contratação de um seguro de vida. No entanto, tem toda a vantagem em contratar o seguro com uma empresa especialista pois conseguirá não só ter poupanças expressivas como, também, ter coberturas mais amplas.

Que tipos de seguro de vida crédito habitação existem?

Existem diversos tipos de seguro de vida associados ao crédito habitação. Estes tipos variam de acordo com as coberturas e exclusões, sendo as coberturas mais frequentes:

  • Morte – A cobertura principal do seguro de vida e que inclui a proteção financeira em caso de morte por acidente ou por doença;
  • Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) – Uma situação de IAD implica que a pessoa segura tenha um grau de incapacidade permanente e irreversível de continuar a desempenhar qualquer atividade remunerada. Implica também que a pessoa esteja dependente de apoio de terceiros para cumprir as suas tarefas diárias (tais como higiene pessoal, alimentação, etc).
  • Invalidez Total e Permanente (ITP) – Uma cobertura bastante mais ampla e que confere uma indemnização em caso de incapacidade da pessoa em desempenhar atividades remuneradas compatíveis com o seu nível de conhecimentos ou aptidão. O grau de incapacidade é avaliado de acordo com tabelas de incapacidade da Segurança Social e costuma ser igual ou superior a 65%. Quando mais baixo maior a abrangência/cobertura.

Como é determinado o preço do seguro de vida?

O preço de um seguro é denominado de prémio de seguro e depende de um conjunto de fatores, sendo os mais importantes o capital em dívida, o nível de coberturas, a idade da pessoa segura e o seu estado de saúde. Estes vários fatores são combinados de acordo com a tarifa da companhia sendo que o preço pode variar muito entre companhias.

Tenha também em atenção os serviços complementares que são oferecidos pela sua companhia. A April, por exemplo, oferece nos seus seguros um serviço de cuidados de saúde muito vantajoso que inclui, entre outros, consultas de nutrição gratuitas.

Como conseguir poupar dinheiro no seu seguro de vida?

Para poupar dinheiro no seguro de vida deverá ter em consideração os diversos fatores acima identificados e recorrer a um mediador da sua confiança. Não esqueça que o preço não deve ser o único fator a ter em conta pois muitas vezes o barato pode ser caro. Assim, caso queira simular o seu caso concreto basta consultar o simulador de seguro de vida crédito da April.