17 Abr 2019

Diferentes tipos de coberturas de seguro de vida crédito habitação

Para escolher o melhor seguro para o seu caso concreto tem de conhecer as coberturas e as exclusões do contrato. Neste artigo vamos falar-lhe das principais coberturas de um seguro de vida crédito habitação.

Cobertura de Morte

A cobertura mais básica e que protege o credor hipotecário – e indiretamente os descendentes do cliente – em caso de morte da pessoa segura. Se uma morte é sempre um acontecimento trágico, associar a este acontecimento um problema financeiro é algo a evitar a todo o custo. Assim, esta cobertura permite a liquidação do montante total em dívida e liberta a casa do ónus do crédito habitação.

Invalidez Absoluta e Definitiva

A cobertura de Invalidez Absoluta e Definitiva, ou IAD, permite o pagamento do capital seguro nos casos em que a pessoa segura tem é certificada como tendo um grau de incapacidade que a impeça de exercer uma atividade remunerada e em que é necessário o apoio de uma terceira pessoa para a satisfação das suas necessidades básicas e vitais.

Facilmente percebemos que esta cobertura é muito restritiva pois podemos ter um acidente ou uma doença incapacitante, mas se não precisarmos do apoio de terceiros, não estamos cobertos.

Invalidez Total e Permanente

A cobertura de Invalidez Total e Permanente, ou ITP, é uma cobertura que garante o pagamento do capital seguro nos casos em que a pessoa segura tenha um grau de incapacidade superior a uma determinada percentagem. Na APRIL Seguros, por exemplo, é possível contratar a cobertura para 60% ou para 65%.

Qual a cobertura que deve escolher?

Cada pessoa saberá os riscos que quer ver protegidos. No entanto, quando falamos de contratos de crédito habitação e da proteção dos descendentes, deveremos procurar assumir uma prudência reforçada. Para ajudar, deveremos responder a algumas questões:

  • Tenho património financeiro suficiente para garantir que os meus descendentes e o meu cônjuge estão protegidos?
  • Tenho património financeiro necessário para suprir as despesas de tratamento e a redução do meu rendimento, em caso de algum infortúnio?

A resposta a estas duas questões é fundamental para saber os riscos que garantimos. Tenha em mente que nos dias que correm e recorrendo a uma companhia de seguros especialista, é possível contratar um bom seguro de vida por um prémio mensal bastante competitivo. Assim, protege a sua família com boas coberturas por um preço comportável no seu orçamento familiar.

Um bom seguro de vida crédito habitação é uma garantia de segurança financeira e nas nossas finanças pessoais a prudência deve ser um fator chave. Por vezes o barato sai caro, mas é possível ter uma melhor relação entre coberturas e prémio. Se tem atualmente um seguro de vida noutra companhia, por que não simular e ver quanto pode poupar se transferir o seguro de vida para a APRIL Seguros?