aumentar poupanças
06 Jun 2019

Como aumentar as suas poupanças?

Existem muitas formas de aumentar as nossas poupanças. Umas passam por aumentar o nosso rendimento. Outras envolvem cortar custos e adaptar os nossos hábitos de consumo. Neste artigo vamos falar-lhe sobre poupança e sobre formas de aumentar as suas poupanças.

O que significa poupar dinheiro?

Existe alguma confusão sobre o significado da poupança. Há quem considere que poupar significa cortar custos. Deixar de gastar em determinado produto e desviar esse dinheiro para outro produto. Ou escolher um produto mais barato do que o outro. É certo que esta postura é uma postura de rigor e de sabedoria financeira. Não faz muito sentido pagar €50 por um produto quando podemos pagar €20.

Se esta postura de rigor faz sentido, é fundamental que pensemos que poupar dinheiro significa deixar de gastar hoje para poder gastar no futuro. E isso só é possível se conseguirmos colocar o dinheiro numa conta poupança ou num seguro financeiro. Não gastamos hoje mas podemos gastar no futuro.

Porque é que poupamos?

Muitas vezes existem críticas à poupança por diversos motivos. Não poupamos porque o rendimento não o permite. Não poupamos porque depois vamos precisar do dinheiro. Não poupamos por outro motivo bastante válido, é certo. Mas talvez seja importante considerar os motivos pelos quais poupamos. Ou devemos poupar:

  • Para fazer face a imprevistos;
  • Para garantir a segurança financeira da nossa família;
  • Para concretizar algum objetivo;
  • Para concretizar um sonho.

O certo é que poupamos para alguma coisa boa. Para algo positivo. Podemos pensar que se não pouparmos determinado capital não conseguiremos fazer face aos pontos atrás referenciados. Se temos um bom seguro de acidentes pessoais estamos prevenidos contra algum tipo de imprevistos. Mas convém nunca esquecer que muitos problemas financeiros surgem por não termos uma poupança, mesmo que de um valor muito reduzido, algo particularmente relevante numa altura em que Portugal tem a taxa de poupança mais baixa de sempre.

Como aumentar as suas poupanças?

Existem inúmeras dicas de poupança e estratégias para cortar custos. O fator fundamental quando falamos de poupança consiste na alteração de hábitos de consumo. A regularidade é também fundamental pois permite reforçar estes bons hábitos.

De seguida, existem diversas alternativas:

  • Renegociar os seus contratos de crédito, transferir o crédito habitação ou consolidar créditos;
  • Transferir o seguro de vida crédito habitação;
  • Renegociar a sua carteira de seguros, nomeadamente o seguro automóvel e o seguro multirriscos;
  • Avaliar se tem o melhor pacote de telecomunicações;
  • Negociar com o operador de eletricidade e de gás para obter uma poupança adicional.

Estas e outras estratégias são conhecidas pela generalidade das pessoas. No entanto, o que nos separa das poupanças pode ser a inércia. Temos de vencer a inércia e querer a mudança. Tendo esta motivação, tudo é possível. E no final, pode usar a sua poupança para fazer aquilo que bem entender.