Seguro Habitação
06 Jun 2019

Dicas para escolher o seguro multirriscos habitação

O seguro multirriscos habitação é um seguro que costumamos ignorar. Tendemos a olhar para o spread do crédito, para algumas comissões… mas não nos preocupamos em conhecer as características e proteções do seguro multirriscos. Neste artigo damos-lhe algumas dicas para saber o que está a contratar.

Antes de avançarmos…

Quando escolhemos um seguro, seja o seguro automóvel, o seguro de vida crédito habitação ou o seguro multirriscos, não podemos apenas considerar o preço. Sim, ninguém gosta de gastar dinheiro. No entanto, quando temos de suportar os encargos decorrentes dos sinistros, já valorizamos um bom serviço e umas boas coberturas. Assim, deveremos considerar sempre o preço que pagamos, as coberturas de que dispomos e o nível de serviço da companhia de seguros.

Saiba ao certo quais as coberturas e quais as exclusões

A sua casa deverá estar protegida de um conjunto de situações, mesmo que não tenha um crédito habitação associado. As principais coberturas a considerar serão:

  • Incêndio e Fenómenos da Natureza;
  • Furto ou roubo;
  • Danos por água;
  • Fenómenos sísmicos;
  • Vandalismo;
  • Responsabilidade Civil;
  • Quebra de vidros, Espelhos e outros;
  • Recheio;
  • Riscos elétricos;
  • Entre muitos outros.

O fundamental quando analisamos as coberturas é perceber quais as nossas necessidades e avaliar se teremos a capacidade financeira para suprir as consequências de um sinistro. De seguida, bastará fazermos uma simulação com um mediador de confiança e negociar para conseguirmos ter o valor mais baixo.

Conheça os fatores que podem afetar o prémio do seguro

Existem diversos fatores que podem influenciar o prémio do seguro multirriscos habitação. Falamos de sistemas de alarme contra incêndio, sistemas de proteção contra roubos, existência de meios de combate a incêndios, entre vários outros. Mais uma vez, o seu mediador poderá ajuda-lo a ter o seguro com a melhor relação entre as coberturas que tem e o prémio do seguro.

Não se esqueça da franquia…

Por último, deverá considerar se o seu seguro tem ou não uma franquia. As franquias são valores que a pessoa segura tem de pagar antes de ativar a cobertura. Tipicamente representam uma percentagem do valor do sinistro, embora possam existir valores mínimos. Tenha em mente que algumas companhias de seguros podem apresentar prémios mais baixos mas com franquias elevadas. Para comparar diferentes prémios temos de comparar aquilo que é comparável e se puder escolha um seguro multirriscos sem franquias. O prémio é ligeiramente superior mas compensa claramente.

Uma dica

A maioria dos bancos permite-lhe fazer o seguro multirriscos noutra companhia de seguros sem que tenha um agravamento no spread. Esta prática é semelhante ao que acontece com o seguro de vida crédito habitação. O fundamental é fazer as suas contas para perceber se compensa mudar. Uma dica útil será fazer tudo ao mesmo tempo. Ou seja, mudar o seguro de vida e o seguro multirriscos.