mudar de casa
07 Ago 2020

Comprar ou trocar de casa em tempo de pandemia

Começamos aos poucos a perceber que a vida continua, o mundo não pode parar por causa da pandemia e os nossos planos, compromissos, sonhos e vida familiar também não. Por isso, e apesar da quebra na economia, o imobiliário continua a negociar. Embora possa haver algumas oportunidades no próximo ano, já se sabe que os preços não estão a cair muito, embora também não aumentem. A mesma fonte diz que o imobiliário regista menor atividade, o que é uma vantagem para compradores. Se vai comprar casa pense nestas ideias:

 

Pense no que precisa realmente: deve procurar uma casa que responda às suas necessidades e às de quem coabita consigo. Quais as perspetivas de futuro; se vai ficar em teletrabalho; se há crianças que poderão frequentar o ensino à distância ou se pretende mudar de zona da cidade ou viver nos arredores. Quanto mais tempo passamos em casa, mais necessidade de espaço, privacidade e conforto temos. Precisa de um escritório com luz ou de um espaço exterior? Como será a sua família a médio prazo? Tudo questões a que deve responder agora.

 

As visitas às casas estão a mudar: neste ‘novo normal’ muitas das visitas aos imóveis estão a ser feitas virtualmente, poupando-se tempo em deslocações, com o setor a apostar no suporte vídeo. Aproveite esta facilidade para ver mais opções e perceber o que faz sentido visitar depois, sem perder tanto tempo em tantas visitas em vão. É uma das maiores compras que um consumidor faz ao longo da vida… faz sentido que a faça com critério, o que agora se torna mais fácil.  Numa última fase a visita física continua a ser essencial, claro está.

 

Consiga um negócio mais vantajoso: nesta fase há menos procura, como tal conseguirá ter um maior leque de opções. Se há uns meses um imóvel podia entrar no mercado e ser vendido no espaço de um ou dois dias, agora pode demorar meses. É expectável que alguns proprietários estejam mais disponíveis para baixar os preços e negociar, sobretudo se tiverem urgência. Antes de chegar à negociação recolha toda a informação. Perceba o preço por metro quadrado na freguesia, as descidas de preço e analise bem o mercado para se preparar melhor e garantir um bom negócio.

 

Pode investir na área: se tiver algumas poupanças, pense em investir em imobiliário, mercado que dá sempre bons retornos, apesar das crises e dos altos e baixos. Com uma possível baixa de preços em algumas zonas, e uma maior abertura para negociar, esta pode ser uma boa fase para comprar alguns bens, que poderá, de seguida, colocar no mercado de arrendamento, ou vender quando o mercado voltar a subir. O arrendamento é sempre um bom rendimento passivo, para dar estabilidade à sua vida financeira e permitir que a casa se vá pagando por si.

 

Perceba a sua situação perante o crédito bancário: com a situação de pandemia, há uma maior resistência dos bancos em dar crédito. Se tem essa necessidade, conheça primeiro a oferta da banca e perceba quais as possibilidades de o conseguir. Seria uma pena perder a casa que escolheu por falta de aprovação do crédito. Com o crédito habitação, habitualmente o banco pede um Seguro de Vida associado. Mas quer já tenha o seguro e esta seja uma nova compra, quer seja uma primeira, a APRIL pode ajudá-lo a tornar o seu crédito habitação mais barato. Pode, inclusivamente, manter um crédito habitação num banco e ter o seguro de vida à parte, porque a lei já permite e porque, regra geral, consegue poupar.

Conheça as vantagens base do Vida Crédito APRIL, considerado 7 vezes consecutivas a escolha acertada do mercado por um estudo de mercado independente:

  • Poupança até 60% no seu Seguro de Vida Crédito Habitação;
  • Subscrição 100% digital;
  • Nova cobertura ITP: este grau de invalidez é determinado, por norma, pela Tabela Nacional de Incapacidades e habitualmente tem um grau de invalidez de 60%, 65% ou 66%. A Invalidez de 60% é a mais reduzida, ou seja, estão nela incluídos acidentes/doenças que, embora graves, sejam um pouco menos delicados, pelo que estará mais protegido com este grau de cobertura;

 

Como posso saber mais?

Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.

A Linha APRIL 808 300 123 / 213 433 362 disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h (custo de chamada local). Estamos inteiramente ao seu dispor.