férias no interior
14 Ago 2020

Férias e escapadelas no interior: a melhor redescoberta de 2020

O ano de 2020 tem sido atípico em quase tudo e as férias não são exceção. Uma vez que viajar para fora já é possível, mas tem uma série de restrições e contraindicações, a maioria das famílias portuguesas está a optar por férias e escapadelas dentro do país, redescobrindo um interior que os surpreende pela positiva. Como todas as crises podem ter um ângulo interessante para explorar, desta vez é o interior de Portugal que sairá disto com outra projeção e possivelmente com um novo fôlego turístico. Em 2020 os portugueses usufruirão mais da grande qualidade de vida e beleza de um país de pequena dimensão, mas com grande variedade de paisagem e oferta. Melhor ainda: longe das enchentes altamente desaconselhadas pela situação de pandemia, e a aprender a aproveitar umas férias realmente tranquilas.

 

Deixamos-lhe algumas dicas para organizar férias ou escapadelas, ainda este ano:

Pense nos seus gostos e necessidades: não é fácil decidir destino de férias em ano de pandemia. Mesmo que não faça as férias convencionais ou as viagens habituais e opte por ficar mais próximo de casa, tem sempre a opção de planear umas miniférias para si, família ou amigos. Quanto mais foco tiver a sua pesquisa, melhor. Decida as datas, os destinos sobre os quais tem mais curiosidade, os lugares para onde pode levar crianças com garantia de que há atividades para pequenos e adultos, e verifique ainda as oportunidades promocionais que podem ter uma boa relação qualidade preço. É preciso não esquecer que as crianças em viagem precisam sempre de períodos de brincadeira: não é possível picar todos os pontos turísticos com elas. Tente pensar, para além do orçamento, se faz mais sentido aproveitar mais dias, podendo cozinhar para a família, por exemplo, ou se prefere escapar apenas 2 dias, mas ter refeições incluídas.

 

Do turismo rural, aos eco-resort e cidades médias: para a pesquisa ser mais afinada, escolha uma zona e um tipo de férias e depois vai perceber o género de oferta que há para essa região. Gostava de experimentar um turismo mais ecológico, mais próximo da natureza e com todas as preocupações na preservação do ambiente? Prefere um hotel de turismo rural, onde pode desfrutar de sossego e explorar a natureza nas zonas circundantes, bem como as pequenas localidades? Ou prefere conhecer melhor tantas das nossas cidades médias e vilas, ricas em história e gastronomia? Quer levar a família toda a acampar? Há múltiplas opções no interior de Portugal. Nem só as praias cheias do Sul nos oferecem uma boa hipótese de relaxamento, proporcionando umas férias responsáveis, longe de grandes ajuntamentos de pessoas. Do Alentejo profundo ao Centro de Portugal e da Beira Interior a Trás-os-Montes, tem um mundo de escolhas ao seu alcance.

 

Pesquise com atenção e faça comparações: Por estes dias, e aliás quase sempre, há ofertas bem mais tentadoras que outras. Procure nos principais sites turísticos e de reserva hoteleira e junte-lhe uma pesquisa cuidadosa no Airbnb, bem como na imprensa e nos blogues de viagem. Sugerimos-lhe sites como o Booking, Hostelworld, Logitravel, Pousadas de Portugal, Inatel, Odisseias, Lifecooler, TripAdvisor ou o Alma de Viajante e tantos outros que vão certamente ajudá-lo a ter uma noção da oferta. Faça sempre comparações, porque pode conseguir poupar bastante.

 

Tranquilidade não é monotonia: escolha o sítio que escolher e, caso esteja apenas habituado a férias no estrangeiro ou férias de praia, lembre-se de que as férias de natureza, longe do mar, não têm de ser aborrecidas. Vai espantar-se com as muitas praias fluviais, cascatas, percursos pedestres, trilhos de bicicleta, passadiços, centros de interpretação da natureza ou centros de ciência viva que há para descobrir. Informe-se bem, consulte os sites das câmaras municipais da região para onde vai e também os postos de turismo. Não se esqueça do artesanato local e da gastronomia, tão rica e variada ao longo de Portugal. Há ainda os museus, o património histórico e arquitetónico e alguma animação de rua que, em pequenas doses, vai acontecendo.

 

Pense nas datas: veja o que lhe dá mais vantagem, consoante as datas que ainda tenha disponíveis de férias. Os preços vão variando e a partir de setembro é natural que desçam de novo. No entanto, com o clima favorável que temos, é possível aproveitar estas saídas com temperaturas favoráveis seguramente até fim de outubro.

 

Em viajem, pode precisar de seguros. Para partir descansado, é mesmo necessário pensar antecipadamente na sua segurança e na da sua família.

Saiba o que a APRIL pode fazer por si: para além de Seguro de Vida, temos seguros que cobrem a pandemia e seguros de acidentes pessoais (que também têm coberturas que cobrem pandemia). Tudo com planos e coberturas ajustados à carteira de cada cliente, com muito poucos euros mês.

Esclareça qualquer dúvida aqui e contacte-nos para esclarecimentos adicionais.

Como posso saber mais?

Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros, com equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado. A linha APRIL 808 300 123 / 213 433 362 disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h (custo de chamada local). Estamos inteiramente ao seu dispor.