Seguro de Vida
02 Set 2020

Precisa de poupar com a incerteza económica? Poupe no Seguro de Vida!

O ano de 2020 e possivelmente o próximo ano, ou os 2 próximos, serão anos de quebra económica e é com essa realidade que teremos de viver. Se perdeu rendimentos, acha que pode vir a perder ou quer jogar pelo seguro, de forma prudente, o consumidor deve refazer as suas contas e encontrar novas estratégias de poupança. Uma delas é poupar nos seguros obrigatórios, como o seguro de vida associado ao crédito habitação. Depois de conseguir a poupança é pensar para onde deve ir: se precisa de contratar mais um seguro essencial para si ou família ou se pode alocar esse valor ao seu orçamento mensal. Perceba como.

 

O Seguro de Vida associado ao Crédito Habitação

Pedir um empréstimo à habitação e contratar um seguro de vida que pague a dívida em caso de morte, acidente ou doença grave, é uma exigência dos bancos e deixa os consumidores muito mais descansados em relação ao futuro e às eventualidades da vida. Mas as coberturas de risco deste tipo de seguros são muito variáveis e implicam custos também muito diferentes. Vale sempre a pena analisar a sua situação, para ver se tem as condições ideais para o seu caso. Note que desde 2009 a transferência é fácil e o mais que pode acontecer é o banco querer agravar ligeiramente o spread, mas, mesmo que isso aconteça, compensa porque consegue poupar na mesma.

 

Como fazer o diagnóstico?

Para perceber se vale ou não a pena mudar o seu seguro de vida, deverá ter em consideração pelo menos 2 variáveis fundamentais:

  • Prémio Atual – Quanto paga atualmente pelo seguro de vida associado ao crédito habitação;
  • Spread Atual do Seu Crédito Habitação – Pode até compensar mudar todo o crédito habitação para outro banco, especialmente se o seu spread for superior a 1,7%.

O que ter mais em conta?

Olhe para o valor do capital segurado e as coberturas em caso de invalidez.  Decida se quer ter um capital seguro igual ao montante em dívida ou de um valor superior.

Em termos de cobertura por invalidez é importante que saiba a diferença entre a Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e a Invalidez Temporária e Permanente (ITP). De forma resumida, a ITP é uma cobertura mais abrangente na medida em que não obriga a um grau de invalidez tão elevado (dependendo da seguradora, poderá ter graus de invalidez de 60%, 65% ou 66%). É ligeiramente mais caro, mas as coberturas são vantajosas. Numa fase de necessidade de poupança, há consumidores que só quando precisam dos seguros é que se apercebem das condições que subscreveram. Podem acontecer situações em que se um dos titulares do empréstimo morrer, o seguro só paga metade do capital em dívida e o outro titular fica responsável pelo pagamento do restante montante. E há clientes que preferem não se colocar nessa situação.

 

Como ter o prémio do seguro mais barato?

Tendo definido as coberturas e o capital segurado, deverá procurar o seguro de vida mais barato do mercado. Deve depois analisar a evolução do prémio ao longo de todo o contrato: olhe para a poupança ao longo do tempo e nunca só no primeiro ano, por exemplo. Esta poupança é extremamente significativa porque o seguro cobre o risco de morte e de invalidez e, por isso, tem um preço crescente ao longo do tempo (apesar da redução do valor em dívida a probabilidade de morte e invalidez aumenta com a idade).

 

A APRIL seguros pode ajudá-lo. Os nossos clientes poupam até 60% do valor que pagam atualmente e por vezes até aumentam as suas coberturas.

 

O Vida Crédito April foi 7 vezes consecutivas considerado a escolha acertada do mercado por um estudo independente. Conheça as vantagens:

  • Poupança até 60% no seu Seguro de Vida Crédito Habitação;
  • Subscrição 100% digital, simples e rápida;
  • Nova cobertura ITP: este grau de invalidez é determinado, por norma, pela Tabela Nacional de Incapacidades e habitualmente tem um grau de invalidez de 60% ou 65%. A Invalidez de 60% é a mais reduzida, ou seja, estão nela incluídos acidentes/doenças que, embora graves, sejam um pouco menos delicados, pelo que estará mais protegido com este grau de cobertura;
  • Oferta do Serviço APRIL MEDICAL: consultas médicas por telefone e online, sem limite de utilização, 24h/7, extensível ao agregado familiar e sem limite de utilização. Totalmente gratuito para clientes;
  • Apoio Personalizado em todo o processo de transferência do seu Seguro de Vida;
  • Sem período de carência nem franquias de seguro.

 

Como posso saber mais?

Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.

A linha APRIL 808 300 123 / 213 433 362 disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h (custo de chamada local). Estamos inteiramente ao seu dispor.