seguro de vida
28 Set 2020

2020 é a altura certa para transferir o seguro de vida do crédito habitação

Vivemos tempos de grande incerteza económica e financeira, quer para particulares, quer para famílias, agora com grande necessidade de poupar e precaver os próximos anos. A banca também tem de se adaptar à situação da economia e dos consumidores: a recessão é grande e promete fazer ricochete até 2024. Mas esta é precisamente uma boa altura para transferir o Seguro de Vida do Crédito Habitação, e poder poupar, ou para quem vai comprar casa olhar com atenção para os seguros de vida, e perceber o que lhe dá mais vantagem. Este é um tempo para economizar e se há seguro em que as poupanças que podem atingir os 60%, é este: esteja atento.

 

Vai comprar casa com recurso ao crédito habitação ou tem já um crédito habitação? Leia com atenção estas dicas e perceba o seu caso.

Vai pedir um novo crédito habitação?

Se está à procura de um novo crédito habitação, poderá poupar dinheiro com:

Uma boa entrada inicial: a lei mudou e a banca não pode financiar a compra da casa a 100%. Isto significa que, se quer comprar casa, terá de dar algum capital de entrada. Quanto mais conseguir disponibilizar nesta fase, maior será a sua poupança em juros, em impostos e em seguros.

Ler, pesquisar e questionar: um consumidor não se deve contentar com a primeira hipótese que lhe aparece: esta pandemia veio ensinar-nos que, aliás, no futuro podemos precisar de casas mais espaçosas ou confortáveis, uma vez que o teletrabalho será uma tendência. Comprar uma casa é normalmente a compra maior que se faz na vida – implica procurar muito e bem, tanto em termos do imóvel, como na procura do crédito habitação mais barato.

A negociação com a banca: não se esqueça que o panorama da banca mudou muito em Portugal na última década. A concorrência é muito maior, portanto não tem vantagem em ficar associado ao «banco de sempre», sem saber o que os outros propõem. Não aceite a primeira proposta e esteja alerta para todos os custos associados ao empréstimo. São despesas com comissões, seguros – e aqui é fundamental um Seguro de Vida com boas condições – e outros produtos, cujo valor se revê na TAEG. Compreenda que um spread baixo pode esconder um custo muito elevado.

Já tem crédito habitação?

Se já tem um crédito habitação pode mesmo poupar dinheiro todos os meses:

Consulte o banco e tente negociar: é possível negociar com o seu banco uma redução do spread que está a pagar. Pode ser convidado a contratar novos produtos, mas para aceitar a proposta deverá analisar os custos e os benefícios. Poupar 10 euros e depois ter de gastar 20, não vale a pena.

Transfira o seu crédito para outro banco: se não consegue baixar os encargos que paga junto do seu banco é sempre possível transferir o seu crédito habitação para outro banco. Existem bancos que, dependendo das operações, suportam os custos de transferência. Outros não o fazem, mas, mesmo assim, a poupança que consegue ao mudar pode compensar.

Discuta os produtos associados: se tem um crédito há já vários anos é provável que esteja a pagar demasiado em diversos produtos. Alguns não precisa (e pode cancelar), outros são obrigatórios. Neste caso, com a proposta da APRIL, é possível poupar muito dinheiro transferindo apenas o seguro de vida associado à compra da casa. A lei está do seu lado e pode fazê-lo sem constrangimentos. A maioria dos bancos não penalizam a transferência – ou seja, não lhe agravam o spread. Mas mesmo que tenha uma ligeira penalização, a poupança gerada é quase sempre muito superior ao agravamento que possa ter.

 

Para muitos de nós é fundamental aproveitar para poupar dinheiro nesta fase de pandemia, e com isso ganhar alguma paz de espírito e qualidade de vida: mesmo que a poupança não lhe pareça enorme, normalmente é suficiente para aplicar, por exemplo, num seguro de saúde ou de acidentes pessoais de que precise….ou simplesmente aplicá-la em despesas urgentes de saúde ou educação.

A APRIL seguros pode ajudá-lo. Os nossos clientes poupam até 60% do valor que pagam atualmente e por vezes até aumentam as suas coberturas.

 

O Vida Crédito April foi 7 vezes consecutivas considerado a escolha acertada do mercado por um estudo independente. Conheça as vantagens:

  • Poupança até 60% no seu Seguro de Vida Crédito Habitação;
  • Subscrição 100% digital, simples e rápida;
  • Nova cobertura ITP: este grau de invalidez é determinado, por norma, pela Tabela Nacional de Incapacidades e habitualmente tem um grau de invalidez de 60% ou 65%. A Invalidez de 60% é a mais reduzida, ou seja, estão nela incluídos acidentes/doenças que, embora graves, sejam um pouco menos delicados, pelo que estará mais protegido com este grau de cobertura;
  • Oferta do Serviço APRIL MEDICAL: consultas médicas por telefone e online, sem limite de utilização, 24h/7, extensível ao agregado familiar e sem limite de utilização. Totalmente gratuito para clientes;
  • Apoio Personalizado em todo o processo de transferência do seu Seguro de Vida;
  • Sem período de carência nem franquias de seguro.

 

Como posso saber mais?

Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.

A linha APRIL 808 300 123 / 213 433 362 disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h (custo de chamada local). Estamos inteiramente ao seu dispor.