Existe um receio nos clientes bancários, como que um mito urbano, que os bancos irão agravar em muito os spreads em caso de mudança do seguro de vida. Neste artigo vamos tentar desfazer o mito e dar-lhe algumas dicas para que possa mudar o seu seguro, melhorar as suas coberturas e poupar dinheiro.

É possível que os bancos subam o spread?

A primeira pergunta tem resposta positiva. Sim. Apesar dos bancos serem obrigados por lei a permitir que os seus clientes escolham a companhia de seguros no processo de crédito habitação, tal não significa que não percam eventuais bonificações que tinham. De notar que aqui falamos de bonificações (que deixamos de ter) e não de penalizações.

Qual o valor da redução da bonificação?

Quando contratou o seu crédito habitação assinou um contrato em que estão espelhadas todas as condições. Estas condições incluem a taxa de juro (spread e indexante) e as bonificações por contratação de produtos adicionais. Neste ponto, podemos ter diferentes situações:

  • Não existir qualquer bonificação, pelo que não é prejudicado se mudar;
  • Existir a obrigatoriedade de ter determinado número de produtos contratados para manter a bonificação. Assim, poderá substituir um dos produtos por outro;
  • Existir a obrigatoriedade de contratar tanto o seguro de vida como o multirriscos.

Será que compensa mudar perdendo a bonificação?

Se estiver na situação de perda de bonificação, deverá calcular o eventual benefício associado à mudança do seu seguro de vida habitação. Assim, temos de comparar a poupança gerada (e tendo em conta o aumento de coberturas) com a subida da prestação mensal fruto do aumento do spread. Por norma, a mudança compensa em muito, especialmente se estivermos a falar de capitais e idades mais avançadas. Mas temos de fazer contas e se for caso disso tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de transferência.

Como avaliar o seu caso específico?

Para poder avaliar os benefícios de mudar o seu seguro de vida habitação para uma companhia especialista sugerimos que preencha o formulário de contacto. Será contactado sem qualquer compromisso com o aconselhamento necessário para escolher o seu seguro e para mudar de companhia. Já reparou que a sua segurança financeira está à distância de um formulário?

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Como posso saber mais?

Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado. A linha APRIL 808 300 123 / 213 433 362 está disponível todos os dias úteis, de segunda a sexta feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (custo de chamada local). Estamos inteiramente ao seu dispor.

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