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A época do IRS já começou!

A entrega do IRS, em 2022, referente aos rendimentos de 2021, já começou e deve ser entregue até 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos.

A submissão é feita através da página de cada contribuinte no Portal das Finanças.

Para começar, deverá ter consigo as senhas de acesso. Antes de preencher o IRS, certifique-se que tem os números de contribuinte e as senhas de acesso de todos os elementos do agregado familiar. Irá necessitar de validar esta informação várias vezes ao longo do processo de entrega do IRS. Depois de aceder ao Portal das Finanças: Clicar em “IRS – IRS Automático / Modelo 3 2021”; escolher “entregar declaração”; Carregar em “Entregar a 1ª declaração e declarações de substituição”; escolher o ano pretendido (neste caso, 2021).

O que muda no IRS em 2022?

Embora não existam muitas mudanças a registar, há algumas novidades a que deve estar atento:  

Mínimo de existência aumenta.
Ou seja, a subida do valor do mínimo de existência, isto é, o rendimento até ao qual os contribuintes ficam isentos do pagamento de IRS. Com a subida da retribuição mínima mensal (salário mínimo), em 2022, para 705 Euros, o mínimo de existência subiu para 9.870 Euros. Isto significa que quem recebeu menos do que este valor, não paga imposto em 2022 (relativo aos rendimentos de 2021). No entanto, só está dispensado de apresentar a declaração se tiver rendimentos de trabalho ou pensões inferiores a 8.500 Euros anuais. Se os seus rendimentos foram superiores, mesmo sem pagar imposto tem de entregar a declaração.


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Por fim, antes de entregar a declaração de IRS, clique em “validar” para verificar e corrigir os dados inseridos até que o Portal das Finanças reconheça que a declaração não apresenta erros. Para antecipar o valor a pagar ou o reembolso a receber, experimente “simular” a entrega da declaração para obter resultados muito aproximados do valor final. Alguns contribuintes optam por fazer a entrega logo nos primeiros dias para que o reembolso chegue mais rapidamente. No entanto, muitos contabilistas aconselham a que se espere alguns dias, para que possam ser corrigidos eventuais problemas (ou bugs) no site das Finanças. 

Como posso saber mais?

Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.

A linha Atendimento ao Cliente 211 164 311 disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (custo de chamada local). Se preferir envie-nos um email: seguros@april-portugal.pt 
Estamos inteiramente ao seu dispor.

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