Na rotina do dia-a-dia, em casa, marmitas, cozinhados e para as possíveis sobras de comida é sempre necessário um recipiente para guardar. Com a oferta de mercado que existe hoje em dia, surge sempre a dúvida de qual o melhor material para guardar os alimentos, não só por uma questão de saúde, mas também pela durabilidade e melhor conservação.
De seguida partilhamos algumas dicas úteis, para que aplique no seu dia-a-dia e para o ajudar a tomar as melhores decisões na conservação dos alimentos.
Tipos de materiais: vantagens e desvantagens
Plástico
É o material mais barato, mas com menor durabilidade. Estraga-se com mais facilidade, acumula odores dos alimentos quando são guardados, por algum tempo, e especialmente aquecidos. Outra desvantagem é que, dependendo da sua composição, quando submetido a altas temperaturas, o plástico pode libertar compostos químicos que podem ser nocivos à saúde. O nosso conselho, se não tiver opção ao plástico, é optar por recipientes sem BPA (bisfenol A).
Inox
É o material mais indicado para cozinhas com uso profissional. O inox não possui nenhuma das desvantagens que referimos, acima, com o plástico. São de fácil limpeza e resistentes ao impacto e queda. No entanto, a grande desvantagem é que o inox não pode ser aquecido no microondas. Desta forma, quando utilizado para o transporte de comida, como por exemplo marmitas, tem sempre que colocar em outro recipiente.
Vidro
É a melhor opção à conservação de alimentos, pois permite guardar comida por longos períodos. Sendo impermeável, não fica com odores nem deixa nenhum tipo de sabor indesejado na comida. O vidro esverdeado, por exemplo, funciona como uma ótima proteção à luz, preservando eventuais compostos antioxidantes presentes em alguns alimentos, como por exemplo, o azeite. Outra grande vantagem é que os recipientes de vidro podem ser colocados diretamente no microondas e, também, no forno sem a tampa. Pode preparar uma refeição, colocá-la na caixa de vidro, congelar a mesma e levá-la diretamente ao forno, sem ter que trocar de recipiente. O ponto menos positivo é a sua fragilidade a impactos e o peso nos recipientes para o caso de transporte, tornando-as pouco práticos.
Como posso saber mais?
Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.
A linha Atendimento ao Cliente 211 164 311 disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (custo de chamada local). Se preferir envie-nos um email: seguros@april-portugal.pt
Estamos inteiramente ao seu dispor.