Uma marca responsável

A APRIL Seguros contribui para a promoção do combate às mais variadas formas de discriminação social através dos seus diversos compromissos sociais. Estes compromissos contemplam por exemplo, através das nossas soluções de Seguros, apoiar pessoas com deficiência, jovens e famílias carenciadas, idosos, ou até mesmo pequenos empresários que se encontrem numa posição vulnerável no mercado.

Em novembro de 2004, foi criada uma Equipa de Gestão, posteriormente envolvida no projeto “Empresa Cidadã”, que tem como foco três áreas principais:
– A integração profissional de pessoas com deficiência;
– A integração de idosos e jovens mais desfavorecidos;
– O apoio a empresários que estejam em situações precárias.

A APRIL Seguros recruta trabalhadores com deficiência

Estas iniciativas experimentais e de sucesso levaram a que fosse assinado um acordo no dia 1 de abril de 2008, entre a APRIL e a Associação Francesa de Gestão do Fundo para o Emprego Profissional de Trabalhadores com Deficiência (AFGFEPTD).

Com este acordo, renovado no ano de 2010, a APRIL Seguros está agora empenhada no desenvolvimento de ações em todas as empresas pertencentes ao Grupo que promovam o recrutamento de pessoas com deficiência, e na comunicação e sensibilização desta temática perante a sociedade, a fim de mudar a forma como as pessoas vêem a deficiência.
Hoje, a APRIL tem 40 funcionários com deficiência e organiza várias ações para formar e desenvolver “consciência” entre os seus empregados num sentido mais amplo.

A APRIL Seguros facilita também o acesso a produtos de seguro para pessoas com deficiência: apresentando soluções especialmente adaptadas na preparação da documentação (i.e documentos em braille para cegos e deficientes visuais).

Jovens e Idosos: uma luta para a integração profissional

A APRIL Seguros está cada vez mais a apoiar jovens através do projeto -“Os nossos bairros têm talento”. “No final de 2010, o projeto assinou um acordo com a Associação Francesa para a Integração Profissional dos Jovens Licenciados (AFIPJL), trabalhando para ajudar os jovens licenciados mais carenciados, oferecendo-lhes oportunidades de estágio e emprego.”

 

Proteger empreendedores vulneráveis em França

A promoção do espírito empreendedor sempre foi um objetivo para Bruno Rousset, fundador da APRIL. No âmbito do seu projeto de Responsabilidade Social, a APRIL Seguros criou a “Fundação Empresários da Cidade”, em conjunto com outras empresas do Grupo. Esta Fundação tem como objetivo apoiar iniciativas empresariais de pessoas que, por algum motivo, podem ser excluídas do mercado de trabalho (desempregados, pessoas com benefícios sociais mínimos, pessoas deficientes, jovens, mulheres e idosos). O primeiro passo desta Fundação foi criar uma solução de “micro-seguro”, denominada por “Primeiro pacote de seguros” – que permitiu aos empresários, nos primeiros e mais vulneráveis anos de negócio precaverem-se, segurando os seus empreendimentos de pequeno porte, de acordo com as suas necessidades e recursos financeiros. Desde o seu lançamento oficial em maio de 2006, no Salão dos Empresários em Lyon, a Fundação já apoiou mais de 4.500 empresários com a gestão dos seus riscos, e 1.700 deles foram capazes de beneficiar do “Primeiro pacote de seguros”.

 

Ações para Todos

Para além das ações desenvolvidas para proteger os Clientes, a APRIL Seguros aborda matérias de saúde através de uma Fundação pertencente ao Grupo: a Fundação APRIL Saúde Equilibrada. Criada em dezembro de 2008, a Fundação promove a saúde para todos, através de uma visão positiva e global da mesma que não se limita apenas aos tratamentos e cuidados que devemos ter. Esta Fundação realiza iniciativas para melhorar a saúde individual e coletiva, com vista ao desenvolvimento de um molde social e/ou atitude economicamente responsável, de uma forma duradoura.

Em setembro de 2010, a Fundação APRIL Seguros publicou a sua primeira obra destinada ao público em geral: “A saúde divulgada”. Este livro fornece informações sobre as desigualdades em termos de saúde, sobre o sistema de saúde francês e os seus ”players”, e o financiamento na área da Saúde. Esta obra separa a realidade da ficção, e convida os leitores a fazerem perguntas sobre o seu comportamento e as respetivas consequências.

 

Carta de Diversidade Corporativa

Na sequência do projeto «Empresa Cidadã», em julho de 2010 a APRIL Seguros assinou a Carta Francesa de Diversidade de Negócios, juntando-se às já 3.025 empresas que já confirmaram o seu apoio. Esta Carta estabelece compromissos para apoiar a não-discriminação e a diversidade, e «expressa o desejo das empresas de tomarem medidas a fim de melhor refletirem a diversidade da população francesa e a sua força de trabalho».