Contra tudo o que seria de esperar, o setor imobiliário resiste, até à data, à crise provocada pela pandemia. À boleia do crescimento dos últimos anos e de uma taxa negativa da Euribor, o crédito habitação está mais barato, e Portugal tem ainda taxas que são baixas comparativamente com outros países da Europa. Essa baixa também faz com que a procura não reduza porque, com taxas de juro negativas ou muito baixas, em termos de investimento, continua a valer mais a pena investir em imobiliário, uma vez que o rendimento é superior a qualquer depósito a prazo ou fundo de investimento. Se pensa comprar casa, saiba como pode poupar em tempos de incerteza.
Porque não comprar agora?
Optar por comprar casa em Portugal continua a valer a pena, e é o que faz mais sentido para muitos consumidores e famílias, quer em termos de investimento para futuro quer pelas oscilações no mercado de arrendamento nos últimos anos.
O lado positivo é que com o crédito relativamente acessível, as pessoas também podem avançar para a aquisição de tipologias mais caras e maiores, o que responde às necessidades atuais e futuras em termos de espaço e teletrabalho.
No entanto, quem compra, para além dos impostos a que está obrigado, como o Imposto de Selo ou o IMT, tem ainda de pensar nos seguros a contratar, que o banco pede, e na forma como vai pagá-los ao longo do tempo, uma vez que alguns aumentam com a idade.
Como poupar nos seguros, na prática?
O Seguro de Vida associado ao crédito habitação é incontornável e um dos que mais causa hesitações aos potenciais compradores.
No entanto, e numa fase de incerteza económica, qualquer consumidor fica mais descansado quando percebe que já é possível contratá-lo fora do banco, uma vez que é permitido por lei. Caso a proposta bancária de Seguro de Vida não seja a mais favorável (compare sempre a oferta do mercado!), pode obter poupanças até 60%, sem prejuízo de contratar o crédito em determinado banco e o seguro à parte. Nalguns casos o banco pode aumentar ligeiramente o spread, mas continua a compensar, na maioria dos casos.
Temos inúmeros exemplos de poupanças superiores a 60%. E se considerarmos que os contratos duram vários anos, imagine quanto pode poupar: se poupar apenas 10€ num contrato de 30 anos, irá poupar pelo menos €3.600, isto se não fizer a conta ao impacto da variação da idade no valor/prémio do seguro de vida. Na prática, poupa mais.
O Vida Crédito April foi 7 vezes consecutivas considerado a escolha acertada do mercado por um estudo independente. Conheça as vantagens:
- Poupança até 60% no seu Seguro de Vida Crédito Habitação;
- Subscrição 100% digital, simples e rápida, mediante critérios de aceitação;
- Cobertura ITP: este grau de invalidez é determinado, por norma, pela Tabela Nacional de Incapacidades e habitualmente tem um grau de invalidez de 60% ou 65%. A Invalidez de 60% é a mais reduzida, ou seja, estão nela incluídos acidentes/doenças que, embora graves, sejam um pouco menos delicados, pelo que estará mais protegido com este grau de cobertura;
- Oferta do Serviço APRIL MEDICAL: consultas médicas por telefone e email, sem limite de utilização, 24h/7, extensível ao agregado familiar e sem limite de utilização. Totalmente gratuito para clientes;
- Apoio Personalizado em todo o processo de transferência do seu Seguro de Vida;
- Sem período de carência nem franquias de seguro.
Era de esperar que tivesse havido uma quebra enorme na procura, o que não aconteceu dessa forma porque estamos perante uma crise diferente da última, em que o sistema financeiro tem ainda liquidez. Se pensa comprar casa, faz sentido avançar nesta fase, sem descurar, no entanto, as suas finanças pessoais de forma global, prevendo sempre formas de poupar em despesas obrigatórias e fixas.
Como posso saber mais?
Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.
A linha Atendimento ao Cliente 211 164 311 disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (custo de chamada local). Se preferir envie-nos um email: seguros@april-portugal.pt
Estamos inteiramente ao seu dispor.